Pau…tando | 02/02/2018

Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas

PESQUISA
Diante da preocupação com a grande quantidade de possíveis candidatos e ainda com a possibilidade de com isto não se eleger, um político local, que perdeu na eleição de 2014, encomendou uma pesquisa quantitativa para entender como está o humor do eleitorado em relação às candidaturas a deputado estadual e federal.

PRÉ-CAMPANHA
A informação extraoficial de que o senador Aécio Neves (PSDB) pretende fazer um giro pelo interior do Estado, passando por Poços e Pouso Alegre, gerou rebuliço nas redes sociais, por conta do suposto envolvimento dele em casos investigados pela Operação Lava-jato. A principal repercussão seria como a atual gestão municipal receberia o senador, uma vez que alguns tucanos já declararam publicamente que condenam a atitude de Aécio, que pretende se candidatar nas eleições de outubro.

ESTATUTO DAS GUARDAS
Assembleia foi realizada na Urca, com servidores da Guarda Municipal, sobre o cumprimento da Lei Federal nº 13.022, de 14 de agosto de 2014. Os municípios tiveram um prazo de dois anos para se adequarem ao Estatuto das Guardas e passados quatro anos, como o município não cumpriu o determinado, os servidores decidiram, por 14×1, impetrar uma ação judicial para adequação à lei federal.

PROTESTO DOS PREFEITOS
O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) estará nesta sexta-feira, 2, em Belo Horizonte, onde irá participar de manifestação organizada pela Associação Mineira dos Municípios (AMM) na Cidade Administrativa, sede do governo estadual. Cerca de 400 prefeitos são aguardados para cobrar o Estado sobre repasses de recursos. O chefe do Executivo deu uma declaração forte, via Secretaria Municipal de Comunicação Social, ao defender que os prefeitos devem pedir, na Justiça, a intervenção no Governo de Minas por conta no atraso de repasses de ICMS e IPVA.

CODEMIG

O vice-presidente da Codemig, Gustavo da Silva Pires, disse nesta semana em entrevista à Master Webradio que a estatal, ao reassumir a gestão de balneários no Estado, como é o caso das Thermas, disse que tem um trabalho cada vez mais voltado a Poços. Sobre as Thermas, ele deu a entender que o desconto de 50% para poços-caldense poderá ser retomado em breve.

ZONA AZUL
Falta bom senso a alguns motoristas que utilizam a Zona Azul na área central. Além de motos em vagas de carros e carros em vagas de moto, o que é um flagrante comum, existe também veículos de dimensões maiores que estacionam em vagas menores, mesmo tendo próximo a eles as chamadas vagas estendidas. Na rua Rio Grande do Sul, a foto mostra que o motorista da caminhonete optou por colocar o veículo em uma vaga menor, mesmo com a vaga estendida estando disponível.

ORDEM DO DIA
Na terça-feira, 6, às 15h, a Câmara realiza a primeira reunião ordinária de 2018. A Ordem do dia estará disponível para consulta no site da Câmara Municipal na segunda-feira, 5, após as 17h. às 15h, Já a Resenha do Expediente, na terça-feira, 6, no início da tarde. Conforme estabelece a Lei Orgânica do Município, o prefeito deve participar da primeira sessão do ano e apresentar um balanço da situação do município (Artigo 90, inciso VII).

DÍVIDA
Um abacaxi que a atual gestão terá pela frente assim que a Câmara Municipal reiniciar os trabalhos legislativos é quanto ao não recolhimento da parte patronal do INSS dos servidores públicos no ano passado. Segundo uma estimativa extraoficial da  bancada oposicionista, o débito apenas em 2017 beira os R$ 40 milhões.