Pau…tando 29/06/2021

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

LOCKDOWN
Enquanto Caldas entrará em lockdown a partir de quinta-feira, 1º, Poços de Caldas volta a flexibilizar o seu comércio. A tendência é que boa parte da população caldense migre para Poços enquanto o comércio na cidade vizinha estiver fechado por conta das novas restrições impostas pela Prefeitura.

COMÉRCIO
Ontem, era grande a expectativa entre comerciantes e empresários sobre qual seria a decisão do Comitê Co-vid-19 a respeito do funcionamento do comércio nos próximos dias. Em grupos de WhatsApp, muitos consideraram que as medidas restritivas nos dois últimos finais de semana pouco mudaram o panorama da pandemia na cidade, além ainda de fragilizar ainda mais o comércio. Havia ainda reclamações sobre a falta de previsibilidade a respeitos das normas a serem adotadas, o que prejudica comerciantes quanto à compra de estoques e escala de funcionários.

COMPROVANTE
Alguns comerciantes sugerem que a Prefeitura amplie a taxa de ocupação de hotéis mediante a apresentação de comprovante de vacinação por parte dos hóspedes. A medida seria uma forma de garantir acesso apenas a turistas imunizados, o que refletiria positivamente no setor de comércios e serviços da cidade.

continua depois da publicidade

NÚMEROS DE PANDEMIA
Entre o dia 14 de junho e ontem, 28, período em que vigorou as medidas mais restritivas no comércio, Poços registrou 1.180 casos positivos e 51 mortes. Já a média móvel de casos positivos estava em 256 no dia 14 de junho, caiu para 165 no dia 21, mas voltou a subir ontem para 266. A média móvel considera os últimos sete dias.

LEITOS DE UTI
Poços de Caldas está há 38 dias seguidos com taxa de ocupação de leitos de UTI em 100%. Além disto, desde o dia 17 de março ultrapassou o limite de segurança de 55 leitos, passando a ocupar 60 leitos dos 73 disponíveis. Desde então, a taxa de ocupação só ficou acima disto.