Pau…tando | 25/11/18
Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.
DEU NO THE GUARDIAN 1
O jornal inglês “The Guardian” publicou na sexta-feira, 23, uma matéria repercutindo a saída dos médicos cubanos do Brasil, após as “ameaças” de mudança no programa feitas por Jair Bolsonaro. Na reportagem, os médicos cubanos relatam que mesmo não recebendo o valor cheio da bolsa oferecida no Mais Médicos, os ganhos em solo brasileiro chegavam a ser 10 vezes superior ao que eles recebiam trabalhando na Ilha.
DEU NO THE GUARDIAN 2
Uma das médicas entrevistadas foi Yanet Rosales Rojas, 30, que passou três anos trabalhando em Poços de Caldas, onde, em média, ganhava mais de dez vezes seu salário mensal em Cuba. Ela retornou à ilha no ano passado e com o dinheiro conseguiu comprar um apartamento em Havana.
CONTA DE LUZ 1
A presidente do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da DME Distribuição (DMED), Arlene Mareca, disse que o órgão pleiteou junto à direção da empresa municipal o diferimento (corte do valor) da metade do índice aplicado para o reajuste de energia elétrica em Poços. Segundo ela, a demanda foi levada ao prefeito Sérgio Azevedo (PSDB), que rejeito o pedido.
CONTA DE LUZ 2
O Conselho está preocupado com o índice aplicado, mesmo com a tarifa da DMED sendo a oitava mais barata do ranking da Aneel. “Quem sugere o índice a ser aplicado pela concessionária é a Aneel e a DMED aplica o índice sugerido pela agência reguladora ou não”, explica. De acordo com Arlene, “é poder discricionário do chefe do Executivo aplicar isonomicamente a tarifa sugerida pela Aneel”.
SEM INTERESSE
Não houve interessados em participar do pregão eletrônico para a aquisição de termômetro de rua para a Secretaria Municipal de Turismo. Desta maneira, o processo licitatório foi arquivado.