Pau…tando 17/11/2020


Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

OCORRÊNCIA 
Durante as eleições deste domingo em Poços de Caldas, houve uma ocorrência eleitoral no Colégio Sete Setembro/COC, localizado na rua Ceará. Um eleitor chegou para votar, assinou a ata e quando entregou o documento para conferência, foi informado que seu comprovante já tinha sido entregue para outra pessoa e que ele não poderia votar. A presidente da seção eleitoral confirmou o erro e justificou que ocorreu por causa da apresentação do documento ter sido feita de longe. O problema é que esse eleitor teve de voltar para casa sem votar. O caso foi registrado em ata no livro de ocorrências.

ABSTENÇÃO 1
Quase 40 mil eleitores deixaram de votar em Poços de Caldas. Além dos eleitores que habitualmente não comparecem às urnas, a pandemia potencializou a abstenção, apesar do fato de que praticamente todos os setores da economia local terem sido retomados.

ABSTENÇÃO 2
Também pesa na questão da abstenção a desilusão do eleitorado poços-caldense, o que justifica a baixa votação de grande parte dos candidatos. Foram 67.382 votos nominais aos nove candidatos a prefeito.

VOTOS VALIDOS
O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) recebeu 45,52% dos votos válidos. Já os demais candidatos somaram 54,47% dos votos válidos.

FESTA
Mesmo antes da apuração ser encerrada, a campanha do prefeito Sérgio Azevedo iniciou uma grande festa em frente ao seu comitê eleitoral, na rua Marechal Deodoro, com queima de fogos e vibração de correligionários. Os fogos, inclusive, já tinham sido comprados com antecedência, pois a certeza de vitória era grande na coordenação da campanha.