Pau…tando 15/01/2021
Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.
ANTÔNIO CARLOS 1
Apesar de estar internado na UTI por complicações da Covid-19, a morte do ex-vereador Antônio Carlos Pereira (DEM) pegou a cidade de surpresa e gerou grande consternação, especialmente na imprensa e na política, que eram as suas principais áreaS de atuação. Foram centenas de manifestações de carinho ao ex-vereador, enaltecendo qualidades como sua disponibilidade e presteza para resolver os mais variados tipos de problemas e demandas da população.
ANTÔNIO CARLOS 2
No entanto, o que quase ninguém falou acerca de Antônio Carlos Pereira foi sobre sua lealdade quase canina ao grupo político em que atuava desde 1982, quando se filiou ao PDS, que depois virou PFL e mais recentemente DEM, ainda que não tivesse recebido o devido reconhecimento ao longo do tempo. Apesar de sete mandatos como vereador, uma atuação como secretário municipal e uma grande popularidade, Antônio Carlos não conseguiu alçar voos maiores do que esses. Isso porque Sebastião Navarro Filho, a principal liderança do PFL/DEM, nunca botou fé nele como alguém com potencial para um dia comandar a Prefeitura.
ANTÔNIO CARLOS 3
Nem mesmo quando Navarro deixou a vida pública, ainda que continuasse tendo voz ativa no partido, Pereira conseguiu espaço. Em 2009, o DEM indicou Gláucia Boareto como vice de Paulinho Courominas. Em 2012, o DEM apenas integrou a coligação que tinha como candidatos Geraldo Thadeu (PSD) e Álvaro Cagnani (PSDB). Em 2016, o DEM novamente apenas fez parte da coligação que tinha Sérgio Azevedo (PSDB) e Flávio Faria (Rede). Em 2020, o DEM indicou Júlio César de Freitas como vice de Sérgio Azevedo.
ANTÔNIO CARLOS 4
O fato é que mesmo sendo preterido na maior parte das vezes, Antônio Carlos deu inúmeras provas de que sempre foi um político leal ao seu grupo, ainda que precisasse engolir muitos sapos e encarar constrangimentos, seja dentro do partido ou mesmo na Câmara Municipal. Não é qualquer um que demonstra um nível de tolerância dessa magnitude sem mudar de lado. No entanto, a impressão que se tem é que ao longo do tempo a lealdade acabou virando conformismo.
ANTÔNIO CARLOS 5
Apesar das amarras partidárias, Antônio Carlos deixa seu nome marcado na história da política poços-caldense como um político atuante, carismático, que ainda fazia política como antigamente e que não abria mão de estar próximo de sua “gente amiga”, formada por uma legião anônima de eleitores, telespectadores e ouvintes.