Pau…tando 10/12/19

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.


REUNIÃO
Nesta quarta-feira, 11, às 16h, no Plenário da Câmara Municipal, haverá uma reunião entre vereadores e a secretária municipal de Educação, Maria Helena Braga, para discutir o corte da sexta aula em unidades das rede municipal de ensino, além de outras demandas da educação.

CARREATA
Ainda na quarta-feira, a partir das 18h, está prevista uma grande carreata com saída do Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira, rumo à área central. São esperadas centenas de veículos na tentativa de sensibilizar a população contra o corte da sexta aula. A mobilização é organizada pelas comunidades escolares das escolas José Raphael dos Santos Netto e Vitalina Rossi, duas das unidades prejudicadas.

ARGUMENTOS
Um dos principais argumentos dos defensores da manutenção da sexta aula é que o Plano Decenal Municipal de Educação prevê o aumento gradativo de tempo de permanência dos estudantes nas unidades escolares e não o contrário. Eles consideram a decisão arbitrária, pois as unidades escolares e suas respectivas comunidades não foram consultadas, além de estar em desacordo com a Lei 7.947 de 2004, que prevê que o Conselho Municipal de Educação deveria ter sido consultado para que tal medida fosse adotada.

NA PRAÇA
Depois que o piso da praça dos Macacos estava praticamente pronto, as chuvas que têm caído na cidade apontaram que simplesmente não havia escoamento de água no local. Os responsáveis pela obra apostaram que bastaria uma caída de água no piso para garantir o escoamento. Resultado: foi preciso quebrar alguns pontos da praça para a colocação de ralos. Outro detalhe que não agradou muito alguns integrantes da atual gestão foi que o chão da praça ficou excessivamente vermelho.

POUCO PÚBLICO
Na abertura do Parlamento Regional da Mantiqueira, realizado na tarde de sexta-feira, 6, na Câmara Municipal, apenas três pessoas estavam no plenário assistindo ao encontro. Na mesa diretora, haviam outros quatro representantes.

KITS ESCOLARES 1
A Papelaria Art-pel divulgou nota oficial na sexta-feira, 6, informando que não iria fornecer kits escolares para alunos da rede municipal de ensino em 2020 pela falta de pagamento de parte dos kits de 2019. Segundo a papelaria, foram pagos 55% dos valores previstos. Diante da situação, a papelaria optou por não fornecer os kits, para não correr o risco de levar novo prejuízo.

KITS ESCOLARES 2
No entanto, outras três papelarias que já haviam fornecidos os kits para este ano letivo confirmaram que irão fornecer o material escolar, mesmo ainda não tendo recebido integralmente os valores de 2019. Estima-se que a Art-pel respondia por cerca de 60% dos kits fornecidos aos cerca de 20 mil alunos da rede municipal. Não se sabe se as outras três papelarias têm capacidade de absorver a demanda dos kits que até então eram fornecidos pela Art-pel.

KITS ESCOLARES 3
Diante da inegável dificuldade da Prefeitura em honrar os compromissos junto às papelarias, uma solução possível para o caso dos kits escolares é que a exemplo do que ocorreu no caso do corte do subsídio do Restaurante Popular, apenas alunos cujas famílias estejam inscritas no CRAS sejam beneficiadas com o fornecimento de material escolar.

FIM DE ANO
Através de decreto municipal, a Prefeitura definiu que na véspera de Natal, 24, e no Réveillon, 31, o expediente nos órgãos de administração direta e indireta será das 8h ao meio-dia.


Assine agora e ajude a manter o jornalismo independente e de qualidade!