Pau…tando 07/01/20
Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.
ZONA AZUL
Antes mesmo do anúncio do aumento nas tarifas da Zona Azul, que ocorreu no dia 30 de dezembro, o vereador Pedro Magalhães (PSDB) havia se antecipado e assinado no dia 12 de dezembro um pedido de informações referentes aos valores arrecadados em 2018/2019 pela empresa EX Parking, que explora o estacionamento rotativo no município, sob alegação de “preocupação quanto ao aumento de valores para 2020, visto que esses valores saem diretamente do orçamento da população e podem trazer impactos negativos aos munícipes”.
ARRUAÇA
Continuam as reclamações sobre festas a arruaças no alto da serra de São Domingos, aos finais de semana. No ano passado, o vereador Antônio Carlos Pereira (DEM) chegou a sugerir que o acesso ao alto da serra foi bloqueado durante a noite, da mesma forma que já ocorre com o Recanto Japonês e a Fonte dos Amores e a própria Pedra Balão, que por ser particular, tem acesso restrito à noite.
IPTU 1
Nem bem começou o ano e o IPTU mais uma vez volta a ser alvo de polêmicas na cidade. Tudo porque o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) baixou decreto estipulando que o reajuste seria feito com base no IGP-M, como vem ocorrendo nos últimos anos, e não pelo INPC, conforme projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal definindo a atualização dos tributos municipais justamente pela variação deste índice.
IPTU 2
Como a lei ainda não foi sancionada, o reajuste pelo INPC só deverá ser aplicado para o exercício de 2021. Caso fosse aplicado neste ano, o contribuinte poços-caldense teria uma atualização monetária de 2,55%. Com o IGP-M, a atualização para o IPTU 2020 será de 3,98%.