Pau..tando | 01/12/15
Leia sobre os bastidores da política local
MANUTENÇÃO
Alguns frequentadores do parque José Affonso Junqueira estranharam que algumas colunas da pérgola próxima à fonte luminosa foram retiradas. Mas segundo a Prefeitura, as colunas foram retiradas para reparos e em breve deverão ser recolocadas no mesmo espaço.
OLHA A ÁGUA MINERAL
A campanha de arrecadação promovida pela Prefeitura para as vítimas da queda de barragens em Mariana conseguiu juntar sete mil litros de água mineral. Toda a arrecadação já foi enviada para Governador Valadares, que sofre problemas de abastecimento por conta da tragédia ambiental.
GOTEIRAS
Usuários do Ginásio Vitório Togni, no Santa Angela, reclamam das más condições do local. Os pais relatam que por conta das chuvas dos últimos dias, não tem sido possível que as crianças tenham aulas de futsal na quadra, por conta das goteiras do telhado.
BUZINAS
Circula pelas redes sociais a foto de uma autuação de trânsito aplicada na rua São Paulo, onde o motorista teria sido multado por “usar a buzina que não a de toque breve como advertência a pedestres e condutores”. Segundo o motorista, ele foi buzinar para a esposa, que estava do outro lado da rua. O fato é que buzinar é considerada infração leve, acarreta três pontos na CNH e tem multa no valor de R$ 53,20. Segundo o Código de Trânsito. o condutor de veículo só poderá fazer uso de buzina, desde que em toque breve, “para fazer as advertências necessárias a fim de evitar acidentes; ou fora das áreas urbanas, quando for conveniente advertir a um condutor que se tem o propósito de ultrapassá-lo”. Como não é comum a infração ser punida, o assunto virou polêmica.
SUBSTITUIÇÃO
O vereador Rogério Andrade (PSD) foi excluído da Comissão de Justiça da Câmara Municipal por conta das faltas. O edil tem 16 faltas alternadas em reuniões. O regimento interno permite apenas cinco alternadas ou três consecutivas. O vereador Paulo Eustáquio (PSD) foi nomeado substituto.Por conta de compromissos profissionais em outro Estado, Rogério Andrade não deverá tentar a reeleição no próximo ano.
CRIMES VIOLENTOS
Dados da Secretaria de Estado de Defesa Social mostram que houve um aumento de crimes violentos na cidade em outubro, no comparativo com setembro. Foram 22 casos, diante de 17 ocorrências no mês de setembro. No total, entre janeiro e outubro, a cidade teve 203 casos de crimes violentos, índice ainda assim menor do que os registrados em 2013 (284 casos) e 2014 (322 casos).
INADIMPLÊNCIA
Alguns vereadores têm se surpreendido com supostos casos de inadimplência em contas de energia elétrica e pretendem buscar informações sobre o assunto. Recentemente, o vereador Luis Carlos Pena e Silva (PTB) chegou a fazer questionamento semelhante, mas não obteve muito sucesso na resposta.