Ordem do Dia 31/10/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

Esta coluna não tem poupado críticas ao comportamento venezuela-no. E também ao governo Lula, quando esteve atrelado às sandices de Maduro. O regime chavista, bolivariano, ou coisa que o valha, reduziu a Venezuela e seu povo a uma “triste figura”.

Em nada Literária, ou bem humorada, tal como sugere o epíteto que Cervantes conferiu a Dom Quixote. O caso venezuelano seria efetivamente triste.

Não apenas do ponto de vista econômico. Ainda no tempo de Chávez, o regime era detestável, a ponto do rei da Espanha, Juan Carlos, dirigir-se acidamente ao dirigente, hoje falecido: “por que não te calas?”. Isso num evento internacional.

lNos últimos tempos, o entusiasmo de Lula com o ex-motorista de ônibus, hoje ditador da Venezuela, Maduro, foi-se reduzindo até chegar ao rompimento.

Após acusar Lula de “agente da CIA”, insultar Celso Amorim e o Brasil, por extensão, Caracas convocou seu embaixador e seu agente de negócios junto a Brasília, ensaiando um completo rompimento diplomático, embalado por palavras duras contra o Brasil.

Em níveis semelhantes ao ocorrido com a Nicarágua. E por razões também equivalentes, considerando o evidente desequilíbrio mental que se evi-dencia a partir de semelhantes atitudes.

lGovernos do tipo dos existentes na Venezuela, Nicarágua, Rússia, Co-reia do Norte e Irã, nos fazem pensar em um novo órgão internacional.

Nada parecido com a ONU ou o Tribunal Penal Internacional. Estamos precisando de um “divã” internacional, devidamente instalado numa espécie de “Hospital de Saúde Mental Internacional”. Com direito a eletrochoque, “pau de amansar louco” e camisa de sete varas. Seria útil.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com