Ordem do Dia 31/07/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Pouco, ou nada, há a acrescentar sobre o que já foi dito a respeito da Venezuela. Salvo que o vexame que ocorre naquele país, há anos, só é comparável à desfaçatez daqueles que o apoiam.
No caso brasileiro, com destaque para o atual governo, o PT e os petistas. Que, nesse caso, se comportam de modo delirante. Vide a assessora do Mercadante nas redes sociais: comemorando a loucura.
Ou a Executiva do PT: saudando, oficialmente, a “vitória” de Maduro. Enquanto o mundo livre contesta as fraudes eleitorais e embaixadores são expulsos da Venezuela.
Parece que estão “portando” maconha numa quantidade enorme, bem acima daquela recomendada pelo STF…
Não apenas a ideologia, ou o regime, vigentes na Venezuela são questionáveis, principalmente por aqueles que têm algum respeito pelo Estado de Direito. Os resultados disso tudo seriam também catastróficos.
Lembro-me de ter lido um texto de um economista venezuelano, escrito no final dos anos 1970, que comemorava índices e números da economia daquele país.
Ao final, diante de projeções otimistas, indagava se a Venezuela estaria pronta a assumir a liderança da América Latina.
Hoje, para falar só do petróleo, aquele país produz apenas um terço do petróleo que já produziu no passado, mesmo possuindo as maiores reservas petrolíferas de todo o Continente, talvez de todo o mundo. Desempenho medíocre, decadente, resultado da incompetência de Maduro.
A realidade da Venezuela a coloca não a caminho da liderança econômica, mas de uma condição semelhante a do Haiti. Marcada pela pobreza e pelo caos.
Milhões de venezuelados viram isso e se mudaram de lá. Há milhares deles no Brasil. Não é difícil encontrá-los em nossas ruas e perguntar o que pensam.
Aqueles que comemoram a situação daquele povo, tal como a assessora do presidente do BNDES, ou o PT, zombam de sua miséria.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com