Ordem do Dia 29/03/35
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

Há anos são divulgadas pesquisas, patrocinadas por prestigiosos organismos internacionais. OCDE e UNESCO estariam entre eles. O mote das pesquisas se articula a aspectos cognitivos e educacionais das populações de diferentes países.
A posição do Brasil, nesse ranking, costuma ser vergonhosa. Costumamos aparecer atrás de países africanos, muito mais pobres que o Brasil, que sequer possuem segurança alimentar.
Entre os "mais alienados do planeta", aparecemos em sexto lugar, atrás dos EUA, em quinto. Nisso ganhamos deles. E seu atual presidente, Trump, parece ser ainda mais "prejudicado" que o nosso.
Mas o que mais preocupa, em nossa população, seria a juventude "nem nem". Nem trabalha nem estuda. Nem terá futuro. O que comprometeria o futuro de todos.
Alguns brasileiros, simplesmente, jogaram a toalha e dedicam ao Brasil solene desprezo. Dizem que não haveria solução.
Se esquecem de lugares como a Ucrânia, a Palestina ou o continente africano, em geral, onde a vida parece sem valor.
Ou mesmo aqui na América Latina. Que tal passear no interior do Paraguai, ou Bolívia, por exemplo? Este colunista lá esteve e recomenda essa jornada educativa. Serve para pacificar nossa relação com o Brasil... Caberia até algum ufanismo. Mas o que fazer?
Derrite, secretário de segurança pública de São Paulo, ressuscitou o projeto de diminuição da idade penal. Nada contra, em tese, mas resolve o que?
Pretendem assim solucionar alguns problemas sociais? Inflando a população carcerária? Bela solução. O contribuinte paga a conta.
Violência e exclusão não significam segurança e não se obtém a paz de dentro da cadeia. A criminalidade deveria ser punida, e eliminada, de maneiras mais inteligentes.
Prisão a granel e violência policial não melhorou o clima em São Paulo. Enquanto isso, nossa ignorância obtém recordes mundiais. Os especialistas que façam seu trabalho.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






