Ordem do Dia 28/11/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Mais importante que o lançamento do pacote de contenção de gastos, seria a mudança de conceito. Finalmente, o governo chegou à conclusão de que o excesso de gastos precisa ser contido.
Não importa a razão. Houve algum avanço em busca da responsabilidade fiscal. Cogita-se que seria o objetivo de se alcançar o “grau de investimento” o motivador do corte de gastos. Pode ser.
Entretanto, a postura populista de Lula (que teria desidratado as melhores ideias de Haddad) não convenceu o mercado. O dólar foi às alturas. E esse é o refúgio dos desconfiados.
Pode piorar, se houver um repique no preço do ouro: esse investimento é o refúgio dos desesperados. Seria preocupante.
Por qual razão a aparente mudança conceitual do governo, com o lançamento de um pacote de contenção fiscal, não convenceu o mercado? Simples: porque não parece “amor sincero”.
A gastança ainda seria a paixão de Lula. Esse seria o único indicador macroeconômico que conhece: o déficit fiscal. Segundo alguns analistas, não seria por ignorância, mas também por teimosia, essa obsessão de Lula.
O grau de investimento foi obtido graças a uma prática inaugurada nos governos tucanos: o superávit primário, em conta-corrente.
Essa teria sido a “pedra de toque” do Plano Real, que conferiu respeitabilidade às contas públicas, também derrotando a inflação.
Lula se recusa a admitir isso. Porque teria, em relação à FHC, um complexo de inferioridade. Não quer seguir os passos do rival. Grave.
Moléstia que teria também contaminado Janja, em relação à Ruth Cardoso. O que já parece ridículo. Desse jeito, seria melhor demitir Haddad e nomear um psiquiatra, ou um psicólogo, para o Ministério da Fazenda. Com direito a divã e camisa de força.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com