Ordem do Dia 28/08/23
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Em recente pesquisa, o instituto Genial/Quaest apontou significativa melhora nos índices de aprovação do governo Lula. Especula-se que a melhora seja resultante do ambiente político menos hostil e atribulado.
Mas o fenômeno coincide com um período em que Lula ficou calado. Lula, calado, seria um gênio. Falando, suas proverbiais besteiras e mentiras, mostra quem realmente é. Assim como Bolsonaro. Outro que sofre de “incontinência verbal”.
Mas basta Lula ter uma oportunidade e lá vem bobagem, motivada por seu conhecido despreparo. Ou, simplesmente, fala mentiras, apresentadas com absoluta convicção.
Na África, Lula discursou em Luanda. Em rede internacional, disse que se envergonhava pelo fato de “não haver voos diretos entre o Brasil e a África”. Mentira.
Há vários. Inclusive há voos diretos entre o aeroporto de Guarulhos e Luanda, justamente onde estava Lula. O homem não pode falar de improviso. Vergonha na certa.
Bolsonaro perdeu a eleição pelo fato das inúmeras besteiras que fez, mas, sobretudo, pelo seu constante estado de verborragia estúpida. Lula deveria considerar essa hipótese. Ou, simplesmente, perecer.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com