Ordem do Dia 28/06/23

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

O julgamento do ex presidente Bolsonaro, no Tribunal Superior Eleitoral, tem sido objeto das mais diversas especulações.

Há quem discuta de quem será o espólio político do ex presidente, caso seja declarado inelegível. Outros apontam sua força como futuro cabo eleitoral.

Há quem se dedique a ponderar qual seria o comportamento da bancada evangélica, na Câmara dos deputados, no caso da condenação do homem: esses deputados se aproximarão de Lula, conforme ocorreu no passado?

Seria interessante relembrar, tanto para aliados quanto para adversários de Bolsonaro de que, segundo Winston Churchill, “político é o único animal que ressuscita”. O próprio Churchill ressuscitou mais de uma vez na política britânica.

Aqui, entre nós, também há exemplos de políticos que ressuscitaram. Começando, talvez, por Jânio Quadros, quando derrotou o então senador FHC, numa disputa pela prefeitura de S. Paulo. Haveria outros casos.

Nenhum deles seria milagre, diga-se. Já que, para ressuscitar politicamente, é requisito que o político esteja previamente vivo. Logo, Jesus Cristo nada tem a ver com isso…

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com