Ordem do Dia 27/02/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

Com o anúncio de tarifas lineares sobre produtos da União Europeia, da ordem de 25%, temos Trump, novamente, atacando tradicionais aliados.
O presidente dos EUA, depois de falar besteiras publicamente, e de ser corrigido e desmentido pelo francês Macron e pelo Russo Putin, volta-se contra a Europa Ocidental. E não fica nem vermelho.
Não sem antes romper um acordo feito com a Venezuela, possibilitando que a petroleira Chevron negociasse petróleo daquele país. Não mais.
Efetivamente, não há distinção entre aliados e adversários para Trump. Troca um pelo outro facilmente.
Certamente haverá reações. Abre-se nova frente na guerra comercial promovida por Trump.
Com isso, desponta uma oportunidade para o Brasil, para ocupar novos mercados, a qual não temos condições objetivas para aproveitar.
Não só em em razão do "custo Brasil", capitaneado pela insegurança jurídica, baixos níveis tecnológicos e de produtividade, além de uma burocracia estonteante.
Temos sérios problemas de infra estrutura e logística. As condições fiscais das contas públicas, que o governo piora cada vez mais, afastam investidores.
Finalmente, a poupança interna é irrelevante e a capacidade de investimento do governo, super endividado e com juros nas alturas, é nula. Não teria para onde correr.
Os choques tectônicos na economia mundial, a caminho, poderiam tornar o Brasil um território aprazível para investidores e investimentos. De toda ordem.
Mas tudo indica que nos sobrarão apenas migalhas, diante das citadas dificuldades. Essa é a realidade. Os tubarões internacionais não são de brincadeiras e não têm misericórdia ou tolerância por ninguém.
Ainda que Deus seja brasileiro, esse pessoal não acredita em Deus. E nem mesmo o Sidônio assumindo a condição de Papa vai mudar isso.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






