Ordem do Dia 27/06/23

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

Conforme comentamos há poucos dias, a situação da guerra da Ucrânia é de difícil compreensão, até para os próprios russos.

O acordo “meia boca” feito entre Putin e Prigozhin (líder do grupo Wagner) não convenceu nenhum dos dois. Nem ninguém mais.

Teoricamente, Putin teria perdoado Prigozhin, pelo motim armado, e concordado com seu exílio em Belarus.
Putin nunca perdoou ninguém e, normalmente, manda matar seus inimigos com veneno radioativo.

Ao estilo KGB, agência de espionagem soviética, da qual participou. Quem diz isso é o governo britânico, que já responsabilizou Putin por envenenar desafetos em plena Londres.

Prigozhin, por sua vez, é um ex vendedor de cachorro quente e ex presidiário, que se tornou um mercenário raivoso e sem escrúpulos.

Chegou a comandar 50 mil homens, em guerras na África, Ucrânia e Oriente Médio. Nunca teve limites. Dificilmente, essa história terá final feliz.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com