Ordem do Dia 26/03/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

Com o voto de Dias Toffoli, o STF formou maioria para condenar e cassar a deputada Carla Zambelli. Que vai à forca com as bênçãos do próprio Bolsonaro.
O ex-presidente atribui ao arroubo armado de Zambelli, que desfilou arma em punho perseguindo um desafeto político, a razão de sua derrota. Pode ser, mas haveria controvérsias.
A diferença de votos entre Lula e Bolsonaro, no segundo turno, foi tão pequena que qualquer coisa pesa na contabilidade.
Roberto Jefferson, por exemplo, que atacou uma equipe da Polícia Federal com dezenas de tiros, e até com uma granada, não pode ser esquecido. Mais um exemplo de intemperança.
Bolsonaro, e muitos de seus aliados, nunca se definiram pelo comportamento equilibrado. Vide a quebradeira do dia 8 de janeiro e a bizonha tentativa de golpe.
Uma soma de atitudes, no mínimo, ridículas. Mas que têm custado penas de prisão a centenas deles.
Bolsonaro, e sua cúpula, serão os próximos?
Parece que sim. E com penas substanciosas. Certamente, as penalidades, aparentemente excessivas, aplicadas pelo STF aos atos golpistas do dia 8, teriam função preparatória. Estão "serrando por cima". Não vão aliviar. A reprimenda será emblemática.
A ida de um dos filhos de Bolsonaro para os EUA, em busca de apoio internacional, seria um indicativo de que pretendem pelear em outros campos. Esperam apoio do governo Trump.
Poderia ser. De Trump pode-se esperar qualquer coisa, inclusive nada. O homem não se pauta pela consistência.
De todo modo, tendo em vista o tratamento que Trump tem dado a tradicionais aliados dos EUA, especialmente canadenses e europeus, haveria pouca esperança.
Pelo visto, Trump reza na mesma cartilha de Bolsonaro: aos amigos caídos, destina-se o chão duro.
Eventualmente, também sujeitos à chuva, ao frio e à sarjeta.
Faltaria apenas um chute para quebrar os dentes. Então o serviço estaria completo.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






