Ordem do Dia 26/06/23
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Nas últimas semanas, o colunista Luís Tito (em “O Tempo”) e este que vos escreve (em “O Tempo” e no “Jornal da Cidade”) trataram de questão semelhante: a aparente decadência dos usos e costumes na política brasileira.
Coincidência, ou não, hoje foi a vez do colunista Carlos Pereira tratar do mesmo assunto (no “Estado de S. Paulo”). O problema do baixo nível da política, e dos políticos, existe na percepção de muitos, além dos aqui citados.
Estariam de acordo em outros dois pontos: não haveria diagnósticos mágicos, para equacionar esse dilema, ou mesmo soluções milagrosas, que pudessem elevar a prática política a patamares mais qualificados.
Até porque o fenômeno parece ter dimensão mundial. Recentemente, recebi de um leitor um texto, publicado na Itália, lamentando a mesma decadência por lá.
Tanto lá, quanto aqui, não há nada conclusivo a respeito desse assunto. Assim sendo, segue o debate…
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com