Ordem do Dia 25/02/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

A ascensão da direita na Alemanha, nas últimas eleições, assim como em outros lugares, reintroduz o dilema: o que será da esquerda?
Certa feita, no âmbito de um debate acadêmico, essa mesma questão foi colocada. Na época, a queda do Muro de Berlim, representando o fracasso sistêmico dos regimes chamados "socialistas", ou "comunistas", davam o tom.
Como se não bastasse, vigorosas lideranças neo-liberais se destacavam no cenário internacional: Margareth Tatcher (há rumores de que, como "premier", intimidava até a rainha da Inglaterra) e Ronald Reagan (presidente dos EUA).
Temidos à época, em virtude se seu comportamento um tanto duro, nos dias de hoje seriam vistos como "fofos". Uma dupla tipo "Ternurinha" e "Tremendão", da Jovem Guarda. O que mostra que, atualmente, os maus modos imperam por todo lado.
Esta coluna, muitas vezes, destacou a impropriedade da utilização de conceitos como "direita" e "esquerda" no tempo presente. Haja vista que foram forjados no âmbito da Grande Revolução francesa e se referiam à ocupação dos lados no Parlamento revolucionário.
O que está em jogo, hoje, seriam conceitos como "humanismo", "iluminismo" e "negacionismo". Em certa medida, referem-se a ideias forjadas também no século XVIII.
Todavia, seriam mais específicas e determinariam valores, crenças e perspectivas que explicam comportamentos. Assim sendo, com o avanço do negacionismo, o que será do iluminismo?
Ou, com o avanço da insensibilidade, o que será do humanismo? Estamos diante de uma mudança de Era, em grande parte emulada por avanços tecnológicos, que mudaram radicalmente meios e modos de convívio social.
Mas que não melhoraram em nada a natureza humana. Há quem diga o contrário: explicitaram algumas das nossas piores características. Há muito mais em jogo, pelo visto, do que simples manobras político-partidárias.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






