Ordem do Dia 24/02/25

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

Fev 24, 2025 - 18:50
Fev 24, 2025 - 18:51
Ordem do Dia 24/02/25

Em 1939, o pacto assinado entre a Alemanha nazista e a Rússia stalinista (então URSS), se caracterizou como um dos fundamentos da Segunda Guerra Mundial.

Na prática, Hitler e Stalin dividiram países entre si. Foram objetos de partilha a Polônia, a Finlândia, a Romênia e os países do Báltico.

Em 1989, em virtude da  divulgação de seus termos até então secretos, esse pacto, denominado tratado Ribbentrop-Molotov, foi considerado “imoral” por Putin.

Em 2025, Trump e Putin estão em vias de reeditar um acordo semelhante. Estaria em jogo o território da  Ucrânia, já em parte ocupado pela Rússia. E sabe Deus o que mais.

Trump já preparou o discurso, negando a história e dizendo que a Ucrânia iniciou a guerra. Como assim?

Além disso, excluiu a Ucrânia da mesa de negociações, assim como os aliados europeus desse país,  supostamente para tratar de um acordo de paz.

Isso tudo lembra Lula, ou mesmo Bolsonaro, que “passaram pano” para Putin, o agressor da Ucrânia. Bolsonaro o visitou pouco antes da invasão e jamais condenou o ato. 

O governo Lula recebeu o chanceler russo em visita ao Brasil, se negou a vender ambulâncias à Ucrânia e chegou a atribuir parte da responsabilidade de ser invadida à esse país. 

Seria como atribuir à vítima “parte da responsabilidade” de ser covardemente  estuprada ou morta.

Considerando o perfil dos personagens citados, especialmente Trump, poderiam dizer que são pessoas mentalmente perturbadas.

Entretanto, talvez haja outra hipótese: talvez sejam apenas cínicas, mentirosas e monstruosas. Talvez a reencarnação de espíritos obscuros, tais como Hitler, Stalin, Mussolini, etc.

Na minha infância, costumava ouvir uma outra expressão, classificando determinados comportamentos:  “espírito de porco”.

Seja o que for, não tem a menor graça. E nada podemos fazer a esse respeito. Talvez rezar, lamentar ou sentar e chorar.

Enquanto isso, partidários de Trump praticam, em público, o gestual nazista.  Começou com Musk e agora vimos Bannon fazer o mesmo.

O pior seria que tem gente com medo da colisão de um asteroide no planeta. Relaxem. Não vai dar tempo. Pelo visto, nós mesmos vamos destruir a Terra, antes disso.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow