Ordem do Dia 22/04/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

O TCU (Tribunal de Contas da União) deve apresentar no dia 23 de abril, quarta-feira, relatório de auditoria demonstrando que, do ponto de vista da gestão fiscal, o atual governo Lula seria uma espécie de "Dilma 3".
Pedaladas não faltam. Principalmente na gestão de fundos, falta de transparência fiscal e fraude nos gastos orçamentários - com o providencial auxílio do STF.
O próprio Lula admitiu, do alto de sua falação desenfreada, que o arcabouço fiscal seria uma fantasia, destinada à ruína, em 2027. Vão manter as aparências até as eleições. Em seguida, serão abertas as "portas do inferno".
Ruína essa que poderá encaminhar a economia brasileira para o mesmo destino de alhures. Rumo à "Dilma 3", com mais um episódio recessivo. Fora a inflação, já ressuscitada pelo Lula.
Não seria o único. Mas o recente "milagre" de Lula, além de "importar" corruptos, bandidos e congêneres. Uma festa.
O esperado relatório do TCU indica uma visão técnica de gestão da coisa pública, que os governos petistas pretendem ser coisa própria. Não seriam republicanos, mas stalinistas.
Não reconhecem a distinção entre o público e o privado. Aliás, consideram o universo privado como um estorvo. O problema seria que a democracia, e o exercício da cidadania, dependem disso.
Do reconhecimento dos diretos individuais. Que merecem ser respeitados diante do Estado. Sem isso, teríamos apenas a barbárie, numa fantasia institucional. Coisa que parece estar na moda. Segue o enterro.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






