Ordem do Dia 22/06/23
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
O jornal Financial Times publicou reportagem, relatando as movimentações do governo dos EUA, de modo a evitar a ação golpista no Brasil, que culminou no dia 8 de janeiro deste ano.
Segundo o jornal, houve pressões junto aos militares brasileiros e lideranças bolsonaristas. Chegaram a ameaçar o rompimento de todos os acordos de cooperação militar entre Brasil e EUA, no caso de um golpe.
Formou-se uma tríade, com a participação de Canadá e México que, juntamente com o Departamento de Estado americano, realizaram pressões diplomáticas.
A CIA teria procurado Arthur Lira, Hamilton Mourão e Tarcísio de Freitas, relatando-lhes esse imbróglio. Isso explicaria a iniciativa, dessas três lideranças, em atestar a lisura das eleições presidenciais, tão logo saiu o resultado.
E seria a razão do silêncio e fuga de Bolsonaro, do comando dos atos golpistas. As vivandeiras teriam sido abandonadas à própria sorte, em seus acampamentos. Em seguida iludidas e levadas às depredações.
No passado, os EUA agiram em sentido oposto. Em 1964, posicionaram uma esquadra no litoral brasileiro, capitaneada pelo porta-aviões Florestal, de modo a prestar apoio logístico ao movimento golpista, civil-militar, levado a cabo naquele ano. Mudou-se a direção, mas as intervenções americanas permanecem.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com