Ordem do Dia 22/05/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

Percorrendo as páginas da última edição da revista Piauí, pode-se ler um revelador artigo, da lavra de Fernando de Barros e Silva.

Impressiona a profusão de adjetivos e a construção de preconceitos, ao longo do texto. O que resulta, obviamente, em ódio.

O autor principia por recordar de um jantar, organizado por Ruth Escobar (a do teatro), só para mulheres, tendo como convidada a futura primeira dama, Ruth Cardoso.

Uma das mais proeminentes intelectuais brasileiras (sim, essa também “falava em línguas”, mas não apenas no culto).

Nesse jantar, Escobar comentou que Arnaldo Jabor (o cineasta) havia comparado o currículo, e a qualificação, de FHC com a de Lula, em detrimento do segundo.

Uma obviedade ululante. Já que FHC seria um dos poucos cientistas sociais brasileiros com um trabalho mundialmente reconhecido.

A patrulha começou daí: tal comparação não abordaria apenas um fato, mas seria um odioso elitismo, impróprio, mesquinho, equivocado, etc. FHC seria culpado, e condenado, pelo seu notável desempenho acadêmico e profissional. Sobretudo, seria inútil, por ser sociólogo (será que a Janja leu isso?).

Seguiu-se, então, a crítica ao “golpista” Bolsonaro, aos seus toscos, truculentos e ignorantes seguidores, etc, etc.
Conclui o autor realizando um verdadeiro panegírico ao “democrata” Lula. “O cara”.

Isso tudo diz uma coisa só: a estupidez não pertence apenas à direita bolsonarista. E o centro democrático, como meio de ponderação e razoabilidade política, seria o principal antídoto contra essa polarização, renitente e duradoura.

Essa síndrome que serve à idiotia dominante, tanto na esquerda quanto na direita, reduzindo nossas escolhas. O pior seria ver semelhante artigo publicado numa revista séria, com evidentes méritos, em que pesem eventuais divergências. E la nave va…

Em tempo: desculpem minhas ausências nesta coluna. Já retornei de viagem.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com