Ordem do Dia 22/01/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
O jornal The New York Times informou, em recente reportagem, que as vendas de carros híbridos superaram a dos elétricos, nos EUA.
Embora o interesse por carros exclusivamente elétricos continue a crescer, perdeu ímpeto. Por outro lado, a comercialização de automóveis híbridos está crescendo muito mais. As razões são as já apontadas, reiteradas vezes, nesta coluna.
O preço dos híbridos é menor, sua autonomia maior e não existem dificuldades para a recarga. A opção híbrida daria menos “dor de cabeça”, atualmente.
Ademais, os proprietários de carros exclusivamente elétricos tiveram uma amarga surpresa, neste inverno: o frio fragiliza as baterias e sua carga dura menos.
Muito frio faz com que dure ainda menos, o que tem ocorrido nos EUA. Expostos a violentas ondas de frio e nevascas recordes. O mesmo fenômeno, em relação aos carros híbridos, deverá ocorrer no Brasil.
Pelas mesmas razões de preço e autonomia, além do fator etanol, que compõe fortemente a equação brasileira. O etanol, ademais, favorece o cumprimento das regras ambientais, que tendem a ser cada vez mais rigorosas.
Conforme comentamos neste espaço, os EUA tenderiam a seguir o mesmo caminho, dada sua liderança na produção e consumo de etanol. Entretanto, a coisa aconteceu mais rápido que o esperado.
A mística do carro elétrico, representada nos EUA pelo Tesla, de Elon Musk, vê-se abalada. A próxima a entrar nessa “onda” seria a Índia, que abriga a maior população do planeta. E que vêm aumentando sua produção e consumo de etanol.
Do ponto de vista dos produtores de auto peças, essa tendência representa um alento e um fôlego maior. O fato do motor elétrico ser mais simples e eficiente que o motor a combustão, utilizando muito menos peças em sua montagem, ameaça as autopeças.
O que muda de figura, no caso dos híbridos, que usam ambas as tecnologias. Seria a solução para preservar um importante parque industrial? Pois é… “Carro híbrido: vc ainda vai ter um.”