Ordem do Dia 21/02/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

O advogado Kakay, na casa de quem Lula comemorou sua última vitória eleitoral, jogou a toalha.
Destacou, em carta aberta, as precariedades, deficiências e incapacidades de Lula e de seu governo de áulicos. "Lula não seria mais o mesmo".
Engano. É o mesmo Lula. Só que agora visto sem a ingenuidade e condescendência que o protegiam no passado. Teria dito o presidente: "até tu, Brutus?"
Kakay é o líder do grupo de advogados autoproclamado "prerrogativas". Seus críticos os consideram "caçadores de sinecuras, cargos e privilégios". Mas trabalharam bem e confirmaram suas teses. Derrotaram a Lava Jato, juntamente com o STF.
Todavia, a "junta" adversária, Deltan Dalagnol e Sérgio Moro, erraram muito. A vaidade os levou a cometer erros crassos e de heróis a nulidades. Serão esquecidos?
Agora chegou a vez de Bolsonaro e bolsominions. Denunciados criminalmente, têm diante de si sua Nêmesis. Xandão seria a bola da vez, juntamente com o STF.
Não esperem desses aí, todavia, o trotar incauto, entre antolhos, da "junta" de Curitiba. Esses do STF vão devagar.
Mas seriam mais parecidos com um carro de bois - que todavia conhecem a força que têm. Dão cabeçadas, mas puxam juntos cargas enormes...
A luta da direita será mais difícil. Além do que, Paulo Gonet não é Rodrigo Janot, o falante e inepto procurador das "flexas de bambu". Gonet parece adepto de certeiras bordoadas. E em silêncio.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






