Ordem do Dia 21/06/23
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Lula foi novamente à Europa, em poucos meses de governo. Vai ao Vaticano. Para que? Essa seria uma boa pergunta, se houvesse resposta razoável. Não há. Simplesmente, porque é possível que Lula não tenha a necessária clareza estratégica sobre tal viagem.
O principal personagem dessa história é o Papa. Ele é, ao mesmo tempo, chefe de Estado, chefe de governo e líder religioso.
Além disso, a Igreja Católica é, historicamente, o substrato civilizatório da Europa e das Américas. E referência para centenas de milhões de pessoas.
Não é pouco. Se Lula foi até Francisco em busca da aprovação dessa potência, para se consolidar diplomaticamente, ou se auto promover, vai se frustrar.
Isso porque as posições da Igreja, em relação à Venezuela, a Cuba, à Nicarágua e à guerra na Ucrânia, são diametralmente opostas às posições do governo Lula. Esses temas trarão desconforto às pretensões do presidente brasileiro.
Visto isso, resta a hipótese de Lula ter ido ao santo padre confessar seus equívocos e pedir absolvição.
Para tanto, não precisava ir tão longe.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com