Ordem do Dia 20/02/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

Seguindo os passos de mestre Lula, Bolsonaro vê-se seriamente enredado no Judiciário. Agora, é oficialmente denunciado, candidato a réu. Xandão será o relator. Que horror!
A essa primeira denúncia do Ministério Público, fundamentada no indiciamento e extensa investigação da Polícia Federal, além de uma consistente delação premiada, seguir-se-ão duas outras. Essa foi pelo conjunto da obra, chamada de "tentativa de golpe".
Que soma uma variedade de tipos penais. A próxima denúncia virá em virtude da falsificação dos atestados de vacinação.
Utilizados, entre outras finalidades, para burlar a fiscalização dos EUA. Falsificação de documento público, fraude, concurso de pessoas, crime continuado, etc. Ampla gama de mal-feitos.
Haveria também o problema das joias desviadas do patrimônio público. Peculato, lavagem de dinheiro, contrabando e por aí vai.
Estima-se a possibilidade de mais de 40 anos de prisão. Não é pouco. Coisa de bandido graúdo. Temos mais um suposto chefe de organização criminosa, que ocupou a Presidência da República, a enfrentar acusações penais de grande monta.
Lula fez escola. Bolsonaro está a caminho de se formar. Esquerda e direita se irmanam, no banho de sol do pátio da prisão...
Os coleguinhas militares poderão ensinar-lhes a marchar. Um, dois. Ordem unida na cadeia. Cantando, juntos, hinos marciais. Fofo.
Pode resultar em amor fraternal. Ou mesmo carnal. "Qualquer maneira de amor vale a pena", diria o cancioneiro popular.
Os gritos, ontem, no Congresso Nacional, eram reveladores: uns gritavam "sem anistia", outros "Lula ladrão".
Essa seria uma casa onde todos gritam. E todos têm razão. Diante disso, a "casa da mãe Joana" parece um Tabernáculo da Fé. Sodoma se soma a Gomorra. Que ninguém olhe para trás...
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






