Ordem do Dia 19/03/25

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

Mar 19, 2025 - 09:43
Ordem do Dia 19/03/25

Marcos Nobre, professor de Filosofia da UNICAMP, concedeu entrevista afirmando que a polarização estaria conceitualmente superada. O que estaria em jogo doravante, por conseguinte, seriam "visões de futuro". 

Logo, exatamente nos termos reiterados desta coluna, temos valores e perspectivas orientando o  comportamento político das pessoas. A simples divisão entre "direita e esquerda" não mais faria sentido, por improcedente. 

O mundo mudou, as pessoas também. Catalisados pelo campo digital, aparentemente hegemônico, que  se coloca como anverso dos fatos. Ou seria o contrário? 

Essa entrevista do filósofo da UNICAMP foi publicada antes do fiasco bolsonarista em Copacabana, no último domingo. Assim como as citadas colunas. 

Mas depois das pesquisas,  informando da derrocada de Lula e do governo petista, cada vez mais petista. O que, provavelmente, fará aumentar a rejeição ao governo. 

Ambas as vertentes da polarização estariam em severa crise, portanto. O que reforça o entendimento do filósofo - e desta coluna. 

O governo insiste em ações assistenciais para reforçar sua posição, com a devida divulgação por Sidônio.
O Bolsonarismo insiste no confronto irracional, com o restante do mundo. Principalmente com a realidade.  
Ambos não reconhecem a exaustão e o desgaste que esse rame-rame traz às pessoas. Daí a pergunta: quem, ou o que, vai se apresentar como alternativa aos insensatos? 

Eis o busílis: estão em falta as opções alternativas. Não tem ninguém que empolgue a massa. A falta seria mundial e estaria mais difícil que ovo barato. E agora? 

Não há respostas fáceis. Os fatos indicam a deterioração das posições chave da polarização política. Que nos trouxe até a situação presente. 

De estupidez, negacionismo e de bolor ideológico esquerdista. O futuro, ao contrário, se apresenta em bases diferentes. 

Todavia há que se lembrar: o futuro a Deus pertence e não atende pelo nome de Sidônio. Muito menos tem por apelido Gleisi Hoffmann. Ou Bolsonaro.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow