Ordem do Dia 19/03/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
O lançamento da candidatura de Tabata Amaral, deputada federal pelo PSB, à prefeita de S. Paulo, contou com cerca de seis pessoas presentes.
Não poderia ter mais gente, já que o espaço era exíguo: a “lage” da pequena casa de sua família, na Vila Missionária, periferia da Capital paulista.
Sua mãe, ex diarista e atual recepcionista, leva cerca de duas horas, de ônibus, para chegar ao trabalho. Diariamente. Seu pai biológico teria abandonado a família, há muitos anos.
Exercendo seu segundo mandato como deputada, Tabata formou-se em Ciência Política e Astrofísica, pela universidade de Harvard. Obteve uma bolsa de estudos, para tanto.
Namora o prefeito de Recife, João Henrique Campos e atribui tudo que é, e tudo que poderá vir a ser, à Educação.
Ela seria uma exceção a todas as regras que fazem desse país o que é.
Além de ser apoiada pelo ministro, e ex-governador França e pelo atual vice-presidente, Geraldo Alkimin, não é bem vista nem por petistas, nem por bolsonaristas.
Esse seria mais um importante dado, para compor seu currículo: não faz parte da “turma” da polarização. José Luiz Datena, jornalista e também filiado ao PSB, estava no lançamento de sua candidatura e foi convidado para compor a chapa, na qualidade de vice-prefeito de S. Paulo. Ainda não teria se decidido.
Novamente, a terceira via é encarnada por uma mulher operosa, que possui brilho próprio. Isso na maior cidade do Brasil, onde se digladiam as duas principais forças políticas do país.
Talvez seja um embate de dimensões bíblicas, com algumas alterações curiosas. Ao invés de uma luta de “David contra Golias”, será uma luta de uma graciosa “David”, contra dois Golias, no papel de ogros da obscuridade política atual.
Uma mulher iluminada pela luz da Educação, contra a obscuridade ideológica. O sorriso e a flor, contra o horror e o mau humor.
Pode dar samba…
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com