Ordem do Dia 17/08/23

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

Segundo o novo advogado do coronel Mauro Cid, “ajudante de ordens obedece ordens”. Isso significa que se Mauro Cid cometeu algum crime, o fez sob ordens do chefe. Donde vem a pergunta: quem seria o chefe do coronel Cid, quando foi ajudante de ordens da Presidência da República?

Além disso, as alegações de isenção do advogado Wassef, o homem que escondeu o Queiroz das rachadinhas, foram desmentidas pelo recibo de recompra do Rolex. Que contém o nome de Wassef.

E a PF encontrou a mesma referência no celular de Cid filho. A distinção se faz necessária, já que Cid pai, o general, também está enrolado. Em breve, esperam novas provas relativas à atuação irregular, do general, nesse imbróglio.

Outra questão, seria a quebra de sigilo das contas de assessores de Bolsonaro, Cid filho inclusive, atestando a movimentação irregular de quase 12 milhões de reais em suas contas. Isso num prazo de cerca de um ano.

A lojinha de presentes mostrou-se bastante rentável. Tão boa quanto a lojinha de chocolates do filho do ex-presidente. Ao fim e ao cabo, existe uma única questão: por qual razão vender essas jóias escondido, no exterior, e lavar o dinheiro, de modo a apagar os rastros?

E por que recomprar o relógio vendido, para devolver para o patrimônio da União? Se fosse uma operação legal, nada disso seria necessário.

Os petistas também estão fazendo comparações: se forem somados os 17 milhões recebidos via Pix, mais o 12 milhões apurados na lojinha de presentes, Bolsonaro poderá comprar uns três apartamentos no Guarujá e, pelo menos, outros três sítios em Atibaia.

Do tipo que levaram Lula para a cadeia. E ainda sobraria um bom troco. Para gastar à vontade na lanchonete da prisão…

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com