Ordem do Dia 17/06/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

Se percorrermos a grande imprensa brasileira, notaremos que as notícias sobre política vão numa única direção: a pressão sobre o governo Lula aumentou substancialmente. A começar da queda de popularidade. Por que? Vejamos.

Primeiramente, temos o Congresso. Indócil. Tendo aprendido o caminho das pedras, para manobrar o orçamento público.

Não se deixa mais seduzir por mensalões, petrolões ou equivalentes. Emendas obrigatórias, orçamento secreto e o fundo partidário garantem o fluxo de dinheiro, sem riscos.

Exceto quando algum ministro, tipo o tal Juscelino, resolve asfaltar a estrada de acesso à própria fazenda, com recursos públicos. Aí complica. Mas só um pouco.

Depois vem o “mercado”, entidade etérea, que para Lula tem CPF, endereço e vontade própria. De fato tem: seria a soma dos CPF’s e endereços de todos os brasileiros, refletindo as vontades de todos nós. Teria também consciência, do tipo coletiva.

A pergunta é simples: adianta vociferar contra o conjunto da sociedade? Cuja opinião molda o tal “mercado”? Depois vem o Banco Central que, sendo autônomo, age como autoridade monetária, evitando, até agora, que Lula 3 repita Dilma 2. Lula vocifera inutilmente.

Depois vem a tal responsabilidade fiscal, cuja ausência, nesse atual governo, seria cada vez mais sentida, especialmente no câmbio, na inflação e nas oscilações da Bolsa de Valores.

O que poderia ser feito para se descomprimir o governo? Talvez uma boa ideia fosse governar corretamente. Mas, para isso, há que se observar alguns requisitos. Que esse governo, infelizmente, parece não possuir. E ninguém dá o que não tem…

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com