Ordem do Dia 16/09/24

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Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

A Anfavea (Associação Nacional dos Produtores de Veículos Automotores), em parceria com o BCG (Boston Consulting Group), apresentou, ao público, seu plano estratégico de descarbonização automotiva.

Primeiramente, estaria descartada a opção pelos veículos exclusivamente elétricos.

O plano trata da adoção de veículos elétricos, híbridos e semi híbridos como opção para o Brasil. Com ênfase nos híbridos e semi híbridos – e contando com o combustível renovável como importante opção. Tanto o etanol quanto o biodiesel.

Exatamente como vem afirmando esta coluna, em diferentes oportunidades. E há bastante tempo. O conceito brasileiro de descarbonização, considerando suas dimensões continentais e suas fontes alternativas de combustível, está fazendo com que os europeus revejam seu sistema de medição.

Estes, medem a descarbonização do tanque à roda. Já o Brasil considera a medida da fonte à roda: o que implica ponderar as alternativas de combustíveis renováveis. EUA e Índia caminham nesse mesmo sentido.

A transição energética automotiva, nesses países, será mais evolutiva e menos disruptiva. Essa estratégia não deixa de ser uma resposta, da indústria ocidental, à invasão chinesa de carros elétricos importados.

Só no Brasil, a Anfavea calcula haver, hoje, 86 mil desses veículos em estoque, acumulados a fim de reduzir o impacto da tributação progressiva, no tempo. Poisé… Esse pessoal não é bobo não. Trata-se de um verdadeiro “negócio da China”.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com