Ordem do Dia 15/02/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

A fuga de dois presidiários, ligados ao Comando Vermelho, de uma prisão de segurança máxima, merece atenção. O Comando Vermelho não seria uma facção qualquer.

Aparece como uma organização criminosa transnacional, com atuação em diferentes países, da América do Sul, África e Europa.

A fuga, inédita, indica a possibilidade de colaboração interna. Alguém teria ajudado, de dentro do presídio. Fugas semelhantes ocorreram em presídios de outros países, envolvendo cartéis de drogas e corrupção governamental.

Pablo Escobar seria um nome emblemático, nesse tipo de fenômeno. Há ampla literatura sobre o Comando Vermelho e o crime organizado no Brasil.

Em uma dessas obras, “A guerra: ascensão do PCC…”, de autoria de Paes Manso e Caldeira Dias, há uma descrição pormenorizada do funcionamento dessa facção. É impressionante.

Funciona como uma grande corporação, tendo, inclusive, “tribunais” disciplinares. A lavagem de dinheiro, e mecanismos colaborativos para o financiamento de atividades criminosas, são de deixar a Máfia com inveja.

Exemplos sobre a ascensão do crime organizado, em outros países, não faltam. Sendo que os “golpes”, arquitetados por esse pessoal do crime, não são amadores e delirantes, como essa tentativa que vimos recentemente. São atos cruéis e definitivos. Não é hora de brincar..

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com