Ordem do Dia 15/01/25
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Zeina Latif, economista, emérita colunista e atuante no mercado de capitais, concedeu entrevista esclarecedora.
Explicou que a crise fiscal brasileira, representada pela alta do dólar, impasse na bolsa e fuga de investidores estrangeiros, seria, sobretudo, de confiança.
Emulada pelas besteiras ditas e feitas pelo governo. Leia-se gastança desenfreada, déficit crescente e verborragia estúpida de matriz presidencial.
A fuga para o dólar seria uma espécie de reflexo condicionado do mercado. Quem tem o que perder sabe correr. Às léguas. Mas a solução vem aí. O Sidônio.
Nosso novo, pimpão e fagueiro ministro da “comunicação”, ou melhor dizendo, do “marketing”, matou a charada. Segundo ele, “a população não compreende as virtudes do governo”. Logo, a culpa é nossa.
Não seria o governo que tem errado na política econômica e na administração pública. Nós é que somos burros. E estaríamos conversados.
Com inveja, provavelmente, do gado controlado pelas bizarrices e fakes da direita, o Sidônio pretende nos pôr a cangalha, à esquerda. Preferencialmente, no lombo dos ainda desavisados.
E, assim, zurraremos todos juntos. Seria “o canto da onagra” (mula), em grande estilo. Quem sabe, com acompanhamento de Andrea Bocelli e Sarah Brightman? Um luxo! “Ademã”, como diria Ibrahim Sued.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com