Ordem do Dia 14/04/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

O articulista Max Boot, do Washington Post, concluiu seu último artigo exatamente com a expressão utilizada pela Ordem do Dia, de 9 de abril, do corrente ano.
Qual seja: a política externa e comercial de Trump tornou o mundo um lugar mais perigoso de se viver. Acrescentando: e mais pobre.
Para se ter uma ordem de grandeza, as diferentes Bolsas de Valores, dos EUA, teriam desvalorizado 8 trilhões de dólares, desde a posse de Trump. Não é pouco.
O mesmo artigo aprofundou uma visão desenvolvida nesta coluna, no mês passado, quando do aparente abandono dos EUA, em relação à Ucrânia.
Estaria em jogo uma política de barganha territorial? A Rússia tomaria a Ucrânia, a China Taiwan e Trump avançaria em direção à Groelândia, Canadá e Panamá? Seria essa a sinalização?
Que se registre que essa teria sido a mesma política que precedeu a deflagração da Primeira Grande Guerra. Que acabou se revelando um ato preparatório para a Segunda Grande Guerra. Seria um "déjà vu"?
Estaria tudo tão óbvio que fica difícil de acreditar. Há, certamente, um delírio. Resta saber se seria de parte do governo norte-americano ou de quem interpreta suas ações. Ou, talvez, de ambos.
Nesse caso, tanto esta coluna, quanto Max Boot, estariam subestimando o grau do perigo em que vivemos. Seria muito maior.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






