Ordem do Dia 13/10/23

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Família, etc, da Câmara Federal, aprovou, por 12 votos a 5, Projeto de Lei que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

É o que se poderia chamar de perda de tempo, já que o relacionamento afetivo, entre pessoas do mesmo sexo, permanece legal.

O instituto do casamento, nesse caso, apenas simplifica o relacionamento patrimonial entre um casal homossexual.
Qual seja: se aprovado, esse projeto terá, apenas, um efeito simbólico.

Por outro lado, isso nos alinhará aos países mais atrasados do planeta. Os tais fundamentalistas religiosos, sempre furiosos.

Sejam cristãos, muçulmanos, de direita ou de esquerda, os fundamentalistas, ou extremistas, sempre tem o comportamento de quem tem azia constante: estão sempre enjoados, ou de mal humor. Não há sal de frutas que resolva.

A politização dos costumes, ou a interferência do Estado na vida privada, restringindo ou criminalizando condutas estritamente pessoais, seria a marca do atraso, do preconceito e das fobias transtornadas.

Deus deu a vida a cada um de nós, para cuidarmos da própria vida. Respeitando a de terceiros, sempre. Essa “onda conservadora” em curso dá preguiça.

Pessoas muito preocupadas com a conduta sexual dos outros, em geral, nutrem um certo despeito ou inveja. É o que parece: veja que deputados dados a mexericos, esses dessa Comissão…

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política. E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com