Ordem do Dia 12/11/24
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Comecemos pelos fatos. O primeiro diz respeito à Lula e Maduro. Não foi apenas uma “amizade” que se rompeu. Foi uma perspectiva de relações internacionais que se mostrou inadequada. Só Lula não via isso.
Cego por sua ideologia barata, o presidente brasileiro não valorizou, sequer, a reação de outros líderes regionais que, ostensivamente, rejeitaram Maduro.
Quando Lula tentou reabilitar o ditador venezuelano, estendedo-lhe o tapete vermelho em Brasília, ignorou os sinais vindos de todo lado.
Tomou uma “virada” do ingrato Maduro e lhe deu o troco nos Brics. Agora Lula diz que o homem seria problema da Venezuela e dos venezuelanos…
Enquanto isso, Bolsonaro elogia o ex-comunista Aldo Rabelo. Fala até em convidá-lo para seu ministro, num futuro governo. Se houver. Mas apenas a intenção seria reveladora. Mas reveladora de que? Eis o busílis.
Lula enquadrando Maduro e Bolsonaro de amores com o tal comunista. O que faltaria? Uma dobradinha do Pablo Marçal com Marta Suplicy? Namoro ou amizade?
Nessas horas, vemos a falta que Silvio Santos nos faz. Ou seria um caso para o Chacrinha? Roda, roda…
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com