Ordem do Dia 12/09/23
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Em estrepitosa entrevista, Roberto Mangabeira Unger desfiliou-se do PDT, fazendo sérias críticas ao Partido e ao governo Lula.
Professor de direito em Harvard, EUA, e duas vezes ministro (nos governos Lula e Dilma), disse que Lula deveria estar “desinteressado do Brasil” e que seria melhor parar de viajar e de “fazer discursos entediantes”.
Acusou o PDT de ter se tornado satélite do PT e de ter abandonado seu compromisso histórico: defender as “maiorias desorganizadas”, parcela mais frágil da população. Ao contrário do PT, que defende as “minorias organizadas”, fazendo um governo para as elites articuladas.
Lula, provavelmente, não seguirá esses conselhos. Após, novamente, defender Putin e de não reconhecer a sentença condenatória contra o ditador e assassino russo, voltou atrás, covardemente.
Desconversou, cogitou desfiliar o Brasil do Tribunal que condenou o criminoso eslavo e exigiu um grande avião novo, para viajar. Um que possua “suíte de casal”, entre outras comodidades.
Não sem antes ofender mais de uma centena de países, inclusive o Brasil, que fazem parte do Tribunal de Haia, este que condenou Putin como criminoso de guerra.
Classificou esses países de “bagrinhos”. Entre esses bagrinhos, há nações do porte da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Japão, México, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia, e mais algumas dezenas de outros países. Pobres “peixinhos”…
Lula se considera um “peixão”.
Seu cérebro, de fato, parece ser tão desenvolvido quanto o de um peixe. Só que com menor utilidade.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política. E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com