Ordem do Dia 10/04/25

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

Abr 9, 2025 - 20:00
Abr 9, 2025 - 21:01
Ordem do Dia 10/04/25

Em Honduras, está ocorrendo a cúpula da América Latina e Caribe. Lula está lá. Janja também. Na pauta desse encontro, estaria prevista uma "resposta conjunta" ao comportamento "tarifário" dos EUA. 

Seja qual for a resposta, ainda que unânime, não fará a menor diferença. Especialmente para Trump e seu governo. É triste, mas é fato.

O conjunto de toda a América Latina tem pouco peso político internacional, duvidosa importância diplomática e irrelevante capacidade militar. 

Economicamente, a maioria dos países sofre de diferentes tipos de dependência econômica. Temos modelos que vão da Bolívia ao Haiti. Melhor seria se ficassem calados. 

Até porque, outros mais sábios já expressaram sua perplexidade e incapacidade explicativa. O que seria possível dizer  já foi dito. E continuamos no escuro. 

Esta coluna, igualmente, registra seu espanto e admite suas limitações para equacionar, ainda que minimamente, o imbróglio mundial, provocado por Trump et caterva. 

Alguns adjetivos estão sendo lançados pelos próprios conselheiros de Trump. Elon Musk, um dos maiores aliados de Trump, chamou Peter Navarro, um membro do primeiro escalão do governo, de "completo idiota". 

Teria estudado economia em Harvard e se tornado ainda mais idiota, segundo Musk. O Bilionário tem sido muito prejudicado pelas tarifas. Seu prejuízo soma centenas de bilhões de dólares. 

Já o vice-presidente Vance seria "ignorante e desrespeitoso", segundo um porta-voz do governo chinês. Vance Classificou os chineses, que ostentam uma das mais impressionantes culturas da história, de "camponeses". 

Já Trump seria um criminoso condenado, que só não está na cadeia porque foi eleito presidente. 
E por aí vamos. O "clima" não estaria bom. 

Há outros líderes mundiais, a exemplo de Putin e Netanyahu,  às voltas com o Tribunal Penal Internacional, sem contar os marginais que lideram Nicarágua e Venezuela. 

Não nos esqueçamos do gordinho biruta da Coreia do Norte. O que nos faz lembrar o gordão birutão que governa os EUA. Ambos, irmanados em mentiras e insensatez... 

Temos também um ex-presidiário. Coisa nossa.  Poisé. Uma cúpula internacional, com esse pessoal, nos faria lembrar de uma espécie de  "Carandiru da política". 

Nesse caso, os massacrados seríamos nós. Uma festa no inferno. Ou um circo de horrores.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow