Ordem do Dia 10/08/23
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
A prisão de Silvinei Vasques, ex chefe da Polícia Rodoviária Federal, atualmente aposentado, recoloca em pauta um assunto já antigo. Da utilização de prisões preventivas como meio de pressão, para se obter confissões ou delações.
Os críticos da Operação Lava Jato, hoje no poder, se consideravam vítimas desse expediente. Mas, agora, são os primeiros a apoiar esse procedimento. Dois pesos e duas medidas?
Ninguém, de boa fé, apoia as ações golpistas do governo anterior. Os responsáveis devem ser punidos. Entretanto, no que a prisão de um servidor aposentado, desmoralizado e no ostracismo, poderia favorecer a instrução do processo?
O grupo de advogados “garantistas”, que tanto protestavam contra supostas arbitrariedades, nada dizem. O “garantismo” seria partidário? Perguntar não ofende…
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com