Ordem do Dia 09/04/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

Utilizando-se exatamente da mesma expressão constante da Ordem do Dia, da última segunda-feira, a montadora Stellantis decidiu interromper sua produção por duas semanas.
Seria por causa de um período de "incertezas", pelo qual passa a economia mundial. Isso ocorrerá nas fábricas localizadas no Canadá e no México.
Além disso, 900 pessoas serão demitidas. Congregando diferentes marcas, tais como a Fiat, Jeep, Chrysler, Citroën, Peugeot, Opel, RAM, entre outras, seria uma das maiores montadoras do mundo.
O automóvel mais vendido no Brasil, o Fiat Strada, é produzido por essa montadora. O comunicado da fábrica informou que serão necessárias "disciplina" e "resiliência" para que as atuais dificuldades sejam superadas.
O comunicado oficial não informou, claramente, quais seriam tais dificuldades. Mas parece fácil imaginar. Nesse mesmo contexto, observamos o derretimento das Bolsas de Valores de todo o mundo. Do Brasil ao Japão, passando por Europa e China. O mesmo nos EUA.
Somente países párias do comércio internacional permaneceram indiferentes. Seria o caso, por exemplo, de Cuba, Coreia do Norte, Venezuela, Nicarágua, entre outros.
Donde conclui-se: quem está no jogo da economia mundial está perdendo. Em termos percentuais, ou mesmo absolutos, empresas de tecnologia transacionais teriam perdido muito mais valor que a indústria farmacêutica, por exemplo. Nessa hora, as prioridades se apresentam.
O derretimento das Bolsas foi acompanhado por uma expressiva alta do ouro. Que revelou importante oscilação das principais moedas. Ninguém parece imune. O medo tem se mostrado presente. Não há o que fazer.
Os insensatos, que do alto de sua ignorância apoiaram o modelo Trump, permanecerão insensatos. E, certamente, não vão compreender a extensão do imbróglio.
Os que viram o perigo, que se avizinhava, continuarão se lamentando. E, como sempre, poucos aprenderão a lição. Alguns tirarão proveito do caos.
Mas todos, rigorosamente todos os viventes, estarão doravante percorrendo um mundo mais perigoso e incerto. Eis o busílis.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






