Ordem do Dia 09/10/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

Ao exigir pedido de desculpas e retratação, de Bolsonaro, Tarcísio, Nunes e Malafaia, Marçal estabelece seu próprio perfil. Qual seja: o homem se sente injustiçado por importantes líderes direitistas e exige tributo à sua grandeza.

Como aval dessa ação atrevida, apresenta uma votação de 1,8 milhão de votos. Não fosse essa respeitável votação, Marçal seria tratado conforme seu comportamento mostra: como um bandido arrogante.

Nesse caso, vem a pergunta: essa votação serve como salvo conduto para um comportamento anti-social? Se assim for, estamos diante de uma nova Era, que cultua valores peculiares.

Ou melhor: que demonstra ausência de valores. Valeria a força bruta, a intimidação, a mentira e um elevado grau de desrespeito humano. Sugere a vitória do caos.

Marçal proporcionou aos eleitores de São Paulo, a maior e mais rica cidade do Brasil, um “reality show” de horrores. Com a prática de agressões diversas e o cometimento de crimes ao vivo e em cores. Bem ou mal, quase dois milhões de eleitores aprovaram essa conduta.

Mesmo com duas diferentes polícias técnicas concluindo pela fraude, cometida por Marçal, entre outras diatribes, o homem se esquiva, diz que não se arrepende e exige “desculpas”. Pelo que? Se não, o que? Se recusarem a se “retratar” com Marçal, o que ele fará? Eis o busílis.

Essa nova Era prevê a existência de um universo paralelo, formado pelas redes sociais e instalado na Internet, um território sem fronteiras, onde fenômenos se formam de modo estranho.

Não nascem e se desenvolvem segundo leis naturais. Apenas surgem, segundo regras alheias à natureza. E se estabelecem conforme essas mesmas regras. Infernal.

Marçal se diz senhor desse “submundo”, refratário à luz do bom senso ou dos fatos da vida. E de lá, poderia tudo. Veremos.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com