Ordem do Dia 09/07/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

Esta coluna precisa se desculpar com Bolsonaro. Certamente, sua conduta no desvio, e venda, de joias no exterior não foi um crime “pé de chinelo”.

Em termos de penas a serem imputadas, e valores das joias desviadas, vemos crimes de “bandidão”. É o que diz a Polícia Federal. Mas nada ainda foi definitivamente provado.

O homem pode ser inocente. Ou culpado de mais outros crimes, que ainda não apareceram. O tempo dirá. A soma das possíveis penas destinadas ao ex-presidente, pela PF, pode chegar a 32 anos de prisão.

Os valores desviados seriam de 25 milhões de reais. Não se compara ao mensalão, ou ao petrolão. Mas também não é pouco. Se Bolsonaro se desse bem com o pessoal do STF, poderia ficar mais tranquilo.

Mas não é o caso. Passou anos atacando o “pretório excelso”. Não deve esperar, para si, o mesmo tratamento dispensado a Lula. Que acabou solto, embora não tenha sido inocentado.

Mas Lula poderá ajudar Bolsonaro, relatando sua experiência na prisão. E dando umas dicas. Papo de presidente para presidente. Esse indiciamento de Bolsonaro, por outro lado, desperta algumas semelhanças.

Entre Bolsonaro, Lula e, pasmem, Trump. Os três presidentes têm problemas com a justiça. Os três, ou foram presos no passado, ou poderão ser presos no futuro.

Os três são falastrões, mentirosos e dizem besteiras o tempo todo. E o mais surpreendente: os três têm posicionamentos semelhantes, a respeito da guerra da Ucrânia.

Além de terem, igualmente, simpatia por Putin, que também tem problemas com a justiça. E que será certamente preso, caso ponha o pé no Ocidente. É o que diz o Tribunal Penal Internacional.

Pelo visto, os quatro dariam bons companheiros de cela. E poderiam até formar uma banda… Algo como “Os enclausurados do ritmo”. Chic.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com