Ordem do Dia 07/08/23
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
Em recente entrevista, concedida ao Estadão, o governador Zema lançou uma “frente anti nordeste”. Segundo o homem, os estados do Sul e Sudeste devem se posicionar, politicamente, contra os estados do Nordeste.
No melhor estilo separatista, Zema prega a xenofobia contra nordestinos, como se isso fosse a solução para algum problema. A ideia não contém nenhuma proposta. Apenas insiste num tenaz preconceito.
Zema se esquece que grande parte de Minas Gerais é “nordestina”: o Norte mineiro faz parte da SUDENE, sendo que o Vale do Jequitinhonha apresenta um IDH típico do Nordeste. Zema pretende segregar o próprio Estado que governa?
A ignorância do homem não tem fim. Segundo as próprias palavras do governador, “eu ouvo”. Mas, pelo visto, não entende a natureza de seu Estado natal. Muito menos dos fundamentos históricos, que fizeram da América portuguesa um único e unido país, o Brasil.
Ao contrário da América espanhola, que da América do Norte, até a do Sul, dividiu-se em diversos países. Unidos por uma língua comum. Mas segregados por ideias de jerico, do tipo dessa do Zema.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com