Ordem do Dia 07/03/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

O encontro de Lula e Zema, o presidente da República e o governador de Minas, estaria repleto de contrastes. Mas também de coincidências.

Zema se diz empresário, embora seja político. Lula se diz “a pessoa mais honesta do Brasil”, embora não seja. O mineiro quer privatizar até os prédios do governo. Lula quer comandar até empresas privadas, a exemplo da Vale do Rio Doce.

Entretanto, ambos seriam adeptos das meias verdades (ou mentiras completas), dizem (e praticam) absurdos, demonstram grande ignorância e uma noção própria do interesse público.

Foram eleitos para exercerem cargos públicos, nos limites da lei. Mas se acham muito acima disso. Embora Lula, segundo recente pesquisa da Genial/Quaest, expermente seu menor nível de aprovação.

Além de uma reputação negativa no âmbito diplomático e internacional. Sendo que Zema é objeto de vaias públicas, grande rejeição entre os servidores do Estado e um caótico relacionamento político.

Especialmente no Legislativo mineiro. Parece que teremos um duelo de embusteiros, cuja arrogância, de ambos, será posta à prova. Vão discutir a monumental dívida de Minas com a União.

Mas, provavelmente, nenhum dos dois estaria efetivamente preocupado com isso. Pensam neles mesmos, em primeiro lugar e nos seus respectivos projetos políticos. Possuindo, ambos, seguidores cegos, mal informados, iludidos e igualmente arrogantes. Um desastre.

De tudo isso, o que temos seriam dois líderes dos tempos atuais. Resultantes da polarização obscura. E da irracionalidade reinante.

Dizem que cada povo tem o governo que merece. É possível. Somos todos pecadores. E, com tais governantes, estamos a oscilar entre o purgatório e o inferno. Eles parecem “encostos”. E assim prevalecerão, na ausência de algum providencial exorcismo.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com