Ordem do Dia 07/01/25

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

Ninguém menos que Henrique Meirelles, ex-ministro e ex-presidente do Banco Central, repercutiu o tema de uma recente “Ordem do Dia”.

No caso, o legado do ex-presidente norte-americano Jimmy Carter. Entretanto, com uma discordância: a razão do desgaste e derrota de Carter, em sua candidatura à reeleição, teria sido econômica. E não em virtude da prolongada invasão da Embaixada dos EUA, no Irã.

O período de Carter na presidência foi marcado por inflação alta e recessão econômica, em razão da crise do petróleo de 1973. Carter, então, indicou Paul Volcker para presidir o Federal Reserve (o BC de lá).

Que elevou a taxa de juros ao patamar de 20% ao ano, impactando fortemente a economia. Seguiu-se uma política de austeridade, que garantiu, posteriormente, um crescimento econômico, com inflação baixa, nos próximos 20 anos. Mas teria custado a reeleição de Carter. Seria um modo de ver as coisas.

Todavia, apenas fortalece o legado do homem: Carter teria-se sacrificado politicamente para recuperar a economia de seu país. Postura, a qual, não estamos habituados aqui no Brasil.

Pelo contrário. Tanto à direita, quanto à esquerda (especialmente no atual governo), vemos uma postura populista dominante. Voltada, especialmente, para o curto prazo e para a preservação política.

Também conhecida como “gastança petista”. Ou, mais precisamente, lulista. Que, sob Dilma, nos levou à maior crise econômica de nossa história.

Como bônus, tivemos a maior corrupção sistêmica da história do Ocidente. Uau! Meirelles, em sua coluna, lembrou bem de outro ponto de vista. Que aqui registramos, de modo a complementar nossa análise.

O que não apenas fortalece o legado de Carter. Mas também nos ensina algo. Resta saber se estamos dispostos a aprender. Eis o busílis.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com