Ordem do Dia 05/04/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

O programa noturno comandado por Natuza Nery, na Globo News, abordou, e comentou, expressamente, o assunto tratado pela Ordem do Dia de quinta-feira, 03/04.
Em especial os "milagres" realizados por Trump no Brasil: uniu esquerda e direita, governo e Congresso, vistos trabalhando seriamente.
Tendo em vista o comportamento moralmente duvidoso desse pessoal, parece realmente um milagre.
Ou haveria, abaixo da crosta lamentável, alguma racionalidade? Eis a questão...
Outro "milagre" Trump realizou nos EUA: provocou Warren Buffet. O homem, avesso à política e a entrevistas, decidiu dar uma "canja", após anos na "muda".
Buffet, conhecido como o "oráculo de Omaha", comanda um fundo de 162 bilhões de dólares. Cujo desempenho é reconhecido como excelente.
Apesar de detestar, e de sistematicamente evitar falar de política, comentou as tarifas de Trump. Disse que os preços vão subir. E que vão continuar subindo nos próximos 10 anos.
As taxas, se realmente forem implementadas, terão esse efeito no médio prazo. Não foi além. Disse que não "poderia" falar.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Thomas Friedmann, por sua vez, em sua coluna no The New York Times, disse que "não vê os EUA no futuro".
Essa atitude de Trump o isolaria do mundo, no longo prazo. É possível. Mas, francamente, no longo prazo estaremos todos mortos.
Qual é a sua reação?






