Ordem do Dia 05/07/23
continua depois da publicidade
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.
O comentarista de política da Globo News, Otávio Guedes, publicou um podcast com a seguinte indagação: por que Lula insiste em seu equivocado apoio à Maduro? Desafiando os fatos, constrangendo líderes estrangeiros na cúpula do Mercosul e comprometendo a posição brasileira?
O regime vigente na Venezuela não seria uma “democracia relativa”, como quer Lula, mas uma ditadura lamentável, conforme diz o restante do mundo livre. Há muito tempo. O rei Juan Carlos teria essa posição quando, publicamente, sugeriu que Chavez, o autocrata venezuelano da época, se calasse.
O General Geisel, relembrando, declarou a jornalistas franceses, em 1977, que o Brasil vivia uma “democracia relativa”, então. Isso, logo depois de fechar o Congresso e impingir ao país o “pacote de abril”, num dos momentos mais sombrios do regime militar.
Lula vai mais além: segundo ele, não apenas a democracia venezuelana, mas o próprio conceito de democracia, seriam “relativos”. Somente um homem que se orgulha de jamais ter lido um único livro poderia dizer algo assim.
O que significa tal coisa?
Burro, Lula não é. Logo, poderia estar em estado de demência. Ou, talvez, experimentando alguns passos como aprendiz de ditador. Mal saímos dos delírios autoritários do ex presidente e temos outro surto, do mesmo tipo. O agravante seria que, para esse tipo de problema, não há vacina.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com