Ordem do Dia 04/11/24

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista Político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

Na semana passada, esta coluna apontou o comportamento “extraordinário” de diversos governos, mundo afora. Foi sugerida a criação de um órgão para cuidar da “saúde mental internacional”. Que parece bastante abalada.

Bom senso nunca houve em abundância, mas agora temos visto, com frequência, condutas ridiculamente doentias. Uma espécie de birutice qualificada. Mas não menos trágica.

Naquela oportunidade, nos esquecemos de citar o governo israelense. Netanyahu à frente. Cuja violência indiscriminada, e cínica, dispensa maiores comentários. No que fomos advertidos por alguns leitores. Fica registrado.

Mas briga de vizinho é sempre mais incômoda – e interessante. Especialmente quando se trata de vizinho “barraqueiro”. A gente passa vergonha e os outros vizinhos se divertem. As brigas viram assunto preferido na rua inteira. E até fazem piada. Hoje seriam “memes”, que viralizam. Fica até pior.

Seria o caso com a Venezuela. Virou bate-boca. O Itamaraty, sempre tão sério e profissional, enfrenta as “lavadeiras” de Maduro. E também lava suas roupinhas. Um pouco tímido. Mas, nessa toada, logo pega jeito. E haja roupa suja…

O fato seria que Lula, sem critério, “tocou pandeiro prá louco sambar”. No caso, Maduro. Que até valsou em Brasília, num evento, incomodando outros chefes de Estado. Alguns protestaram e até se retiraram.

Eis o resultado. Os loucos, por definição, cometem loucuras. Enquanto isso, o PT segue marcando o ritmo para Maduro. Que agradece.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com