Ordem do Dia 04/08/23

continua depois da publicidade

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia. 

O lucro da Petrobrás caiu 47% e o pagamento de dividendos recuou 83%, segundo dados divulgados oficialmente. Não é a primeira vez que governos petistas fazem uma gestão ruinosa na Petrobrás, seja de modo oficial, ou através do famoso “propinoduto”, descoberto pela Lava Jato.

Há outros indícios preocupantes. A indicação de Márcio Pochmann, para o IBGE, e a suposta ida de Guido Mantega, para a diretoria da Vale, reacendem o temor de que práticas abusivas estão sendo preparadas.

Pochmann é a expressão da ideologia negacionista, segundo seus próprios colegas. Mantega seria ainda pior. Ao lado de Dilma, promoveu a maior recessão da história brasileira.

Isso nunca foi devidamente assimilado pelas hostes petistas. Aos fatos, respondem “golpe”. Mera mistificação.  As boas notícias da economia ocorrem, apesar da insistência de Lula em repetir o que deu errado, percorrendo, novamente, os passos que nos levaram ao desastre.

Dizem que quem não aprende com os erros é burro. Mas o que é aquele que faz do erro seu modo de vida?

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG) e Direito Administrativo (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com